sexta-feira, 1 de março de 2013

Cientista brasileiro liga cérebros de dois ratos pela internet

Cientista brasileiro liga cérebros de dois ratos pela internet

  • Pesquisa realizada em laboratórios de Natal e dos Estados Unidos mostra como sensações de uma cobaia puderam ser transmitidas eletronicamente para outra
  • Roedores, separados por milhares de quilômetros, tinham implantes cerebrais que permitiram a comunicação
  • Técnicas do estudo, liderado pelo neurobiólogo Miguel Nicolelis, começam a ser aplicadas em macacos

Cientistas ligaram cérebros de dois ratos remotamente
Foto: Nature
Cientistas ligaram cérebros de dois ratos remotamenteNature
RIO- Cientistas da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, e do Instituto Internacional de Neurociências de Natal, no Rio Grande do Norte, conseguiram ligar eletronicamente os cérebros de dois ratos, para que um pudesse desenvolver tarefas de acordo com a experiência adquirida pelo outro. No experimento, quando uma cobaia tinha que seguir uma luz para puxar uma alavanca, a outra recebia de um implante cerebral as sensações do colega roedor e repetia a decisão. O neurobiólogo brasileiro Miguel Nicolelis, um dos autores do estudo, diz que a experiência abre caminho para o que chama de “brainet”. Trata-se de uma internet orgânica, feita de cérebros de animais, capaz de resolver problemas os quais computadores convencionais, movidos a fórmulas matemáticas, não conseguem fazer.
- Não é um computador para fazer cálculos tradicionais. Para isso, as máquinas que já existem são muito boas. Não se sabe ainda a aplicabilidade prática do computador biológico, mas seria bom para estocar memória e resolver problemas mais próprios, com questões que emergem não linearmente, como ocorre, por exemplo, na internet - disse Nicolelis, do Centro Médico da Universidade de Duke, que já testa a mesma tecnologia com macacos.


  http://oglobo.globo.com/ciencia/cientista-brasileiro-liga-cerebros-de-dois-ratos-pela-internet-7702236#ixzz2MHULWxGe

Nenhum comentário: