sábado, 2 de março de 2013

JUAZEIRO0 DO NORTE- CEARÁ- PROF.ASSUNÇÃO GONÇALVES . CONHEÇAM

PROFESSORA  ASSUNÇÃO GONÇALVES É JUAZEIRO DO NORTE

Maria Assunção Gonçalves nasceu em Juazeiro do Norte, no dia 1º de junho de 1916. É filha de Francisco Gonçalves de Menezes e Isabel Telles de Menezes. São seus irmãos: Pedro, Joaquim, João, José e Maria Gonçalves, todos falecidos.

Em 1923, Assunção Gonçalves fez seus primeiros estudos com a profa. Argentina de Tal e aprendeu tabuada com Pedro Vicente, um motorista nosso conhecido que residia em sua (dela) casa, na época localizada no Sítio Logradouro.

Em 1924, estudou com Dona Adelaide de Sousa e Melo e, até 1928, no Externato Santa Terezinha, cujas mestras eram Stela Pita e Maria Gonçalves da Rocha Leal.

Em 1929, fez o 4º ano primário no Grupo Escolar Padre Cícero, com a profa. Amália Xavier de Oliveira e o famoso exame de admissão no ano de 1930, no Colégio Santa Terezinha do Crato.

Concluiu o curso normal na Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte. “Como professora — são palavras dela — recebi influência dos professores que muito marcaram minha vida: Mozart Cardoso de Alencar (que lecionava Botânica) e Vicente Xavier de Oliveira (que lecionava Matemática).”

Em 1954, substituiu a profa. Amália Xavier de Oliveira na Direção da Escola Normal, quando a mesma afastou-se por motivo de viagem.

Em 1970, assumiu a Direção do Ginásio Muicipal Antônio Xavier de Oliveira, tendo sido fundadora e primeira diretora daquele conceituado estabelecimento de ensino.

Assunção Gonçalves é artista plástica com estilo e temática, contudo, é autodidata na arte de pintar. No início dessa atividade, recebeu aulas de sua prima, a profa. Amália Xavier, com aquarela, depois passou a pintar óleo sobre tela.

Assunção Gonçalves foi professora de pintura no Ginásio Santa Terezinha e de Desenho no Ginásio Salesiano São João Bosco.




Adicionar legenda










  1.  
  • HD

Nenhum comentário: