quinta-feira, 21 de março de 2013

O GOVERNO DA BAHIA































O GOVERNO DA BAHIA


Caros amigos, hoje entrarei noutra seara, o Governo Estadual da Bahia 2014, colocarei alguns nomes e as suas possibilidades. Guardem na memória , votem e participem da posse.

O cenário político da Bahia como uma tábua de xadrez vem sofrendo modificações a cada dia que passa,  fatos inesperados, porém lógicos,  vêm acontecendo,   nomes estão sendo revelados como possíveis candidatos e como dizia dona MILU: “mistéeeerio” com as mais mirabolantes e  esdrúxulas possíveis coligações, tudo em nome do poder.

Com a subida do DEM na Bahia e eleito o prefeito da capital Salvador , o nome do ACM Neto  surge como um líder nato, líder  independente dos seus antepassados, líder  alheio aos nomes do avô e do tio, ambos já falecidos. 

O jovem ACM  Neto já é dono do seu próprio nariz  , tem garra própria para comandar uma nova fase da vida baiana, é um líder para contrapor a outro comandante já em fase de apagamento, o Governador Jaques Wagner, outrora forte candidato à Presidência da República, hoje fadado a deixar o governo apesar da boa atuação, apenas,   como mais um governador que passou pelo Palácio  do Alto de  Ondina. 

Ao assunto.

Em 2014  partirão para a briga os  maiores  partidos, o PT sob a tutela do Governador terá como pedras que não sei qual será a da vez, os seguintes nomes.  Ruy Costa e Sergio Gabriele como as suas preferidas, a primeira, o Ruy Costa, passeia bem na esfera política, nos corredores do poder,  mas lhes faltam experiência executiva e penetração nas massas, é um politico distante e tem sido o escudo de defesa do governo Estadual na resolução dos grandes movimentos reivindicatórios,  o Gabriele circula bem na área administrativa , econômica e internacional, o mago é homem de gabinete

Como pontos fracos do Gabriele, lembro aos meus leitores: a falta de atuação no executivo, o desconhecimento do grande público e as arestas dos próprios correligionários, os políticos de carreira, os políticos que estão na trincheira ha mais de 20 anos  , eles  não botarão fé no mago da economia, homem de fibra, de conhecimento comprovado,  de  capacidade  incontestável; e de intelectualidade de causar inveja a qualquer estudioso  do assunto .

Na algibeira ou na lapela possui o governador dois grandes nomes, ambos de partidos aliados e que farão de tudo para ocuparem o Palácio do Governo, para farão alianças, mudarão de partidos e partirão para a luta. O vice Otto Alencar , homem preparado, político atento , homem competente e que assumiu o governo noutros tempos , em  bandeira diferente e sob a tutela de  outro Cacique. 

Paralelo ao Otto,  vem o  forte, o predestinado,  o vocacionado e o declarado a governador Marcelo Nilo, um dos maiores e melhores presidentes da Assembléia Legislativa do Estado  de todos os tempos, além de jovem, inteligente, aglutinador, competente , já mostrou jogo político ao  assumir a presidência da casa por mais de três vezes em 05 mandatos como Deputado, todas  por votos dos seus pares e de diversos partidos , inclusive da oposição. Marcelo Nilo  grande nome , uma boa opção para o Governador e para a Bahia. O Marcelo Nilo, como o Otto, tem grande penetração politica tanto na capital como no interior. Ambos fazem parte de partidos aliados e podem  ser  os candiados do Governo mesmo não sendo do PT, é a dança do poder para não sair da festa.

Agora amigos,  sangue  puro petista  ,  PT  nato, de sangue político ferrenho, lutador , grande administrador , costurador eficiente, grande articulista, o maior vencedor nas eleições municipais 2012, homem que veio das plagas interioranas , das dificuldades, sabe onde as cobras dormem e que  há mais de 12 anos vem se preparando para o cargo, o meu querido amigo  Luiz Caetano , atual prefeito de Camaçari.  Este sabe tudo de tudo , tem  todas as condições de assumir a pasta e  deveria ser o Candidato Oficial. 

O Caetano é a  pedra da vez, já foi deputado, prefeito, coordenador de campanhas, secretário, presidente da união dos prefeitos e outras provas , deveria ser a pedra da vez.

Páreo duro para o Caetano na  disputa,  existe  o Senador Walter Pinheiro, Grande senador, fala bem, conhece bem a Bahia e tem condições de elevar o nome do Estado para toda a nação. O Walter é coerente, tem muita influencia no Pais, tem demonstrado o seu cuidado com a Bahia , é um  nome por excelência.

Corre também pelas beiradas, o grande Guilherme, prefeito de Vitória da Conquista, que aos poucos vem despontando como grande líder daquele influente polo da Bahia e em todo o Estado, ex prefeito e ex deputado Federal, se o Dr Guilherme não for o escolhido, pelos menos tem que ser ouvido e com muita atenção, já figura como  uma das estrelas éticas do partido em âmbito nacional.

 Vejam amigos, que  a situação tem um verdadeiro time de estrelas, uma verdadeira seleção, a situação vai muito bem de postulantes ao Palácio Estadual.  Com esta constelação tem o governador a possibilidades de formar uma chapa forte, tem o dever e a obrigação de mostrar ao povo da Bahia uma coligação de peso para dirigir o Estado por mais 04 anos. 
Vem com certeza destes nomes os candidatos a Governador e a Vice para o Estado da Bahia em 2014.

Do mesmo lado da situação  e em posição diferente, não  deve ser menosprezada e    sim, deve ser valorizada   a força da grande Senadora Lídice da Mata para o Governo pelo PSB, a mesma  é aliada do Governador de Pernambuco, o jovem Eduardo Campos, neto do Miguel Arraes e    um dos fortes nomes à presidência da Republica 2014. A Lídice é um importante nome,  uma vez que, aliada à lisura e à vontade , vem dos grotões do Estado, vem do chão e tem o pé no chão, é gente,  é uma guerreira vencedora,  é mulher, já conhece as nuances do executivo, tem carisma , tem votos próprios e é competente.  

Penso até que, a Dilma fará dobradinha  com o Eduardo Campos para 2014 ,caso contrário,  arriscará a eleição Presidencial  para o binômio Campos e o Aécio , ou,  Aécio  e o Campos. É muita costura, é isto que vaticina, é isto que   espera o mineiro descendente da dinastia dos Neves. 


Seria então formada  a dupla, Eduardo Campos  e a Dilma, ou, a Dilma e o Eduardo Campos . Com esta conduta jogaria  o Aécio para o Kassab , Serra ou  para o Alkimim, jogaria para total oposição, a disputa seria polarizada , não fugiria à regra de todos os tempos da República Democrática Brasileira.

Do outro lado, vem o grupo do ACM Neto,grupo forte e que possui  diversos nomes sedento pelo poder, dentre eles, o  Roberto Aleluia, o Paulo Souto, o Zé Ronaldo, o GedelVieira Lima, o Imbassay, o distante   Borges e até mesmo o Otto Alencar atualmente no governo Vagner, tudo é possível   caso endureça para o seu lado  a posição do governo  ou dos seus opositores dentro da casa. Deste grupo,  menos o ACM Neto concorrerá a ser candidato, este fará de tudo para uma reeleição 2016, se bem sucedido for,  ninguém lhes tirará  o Governo 2018, o menino precisa de uma boa base , sabe fazer e tem condições, será a consolidação da mais nova liderança do Estado.

Amigos, era Lula , Vagner e todos os nomes que subiram ao pódio em 2003 está ruindo, os brasileiros que viveram todos os fatos terão lembranças do Itamar Franco e do Fernando Henrique, terão os dois como  grandes Presidentes que já passaram pelo Planalto Federal e que muito fezeram pelo Brasil.

Nem Lula e nem Fernando, hoje  o Brasil é do novo, está nascendo novas lideranças, acredito que,  para o bem da Nação. Não pode mais o país continuar da maneira que está, em eterna fase de alerta administrativa, em eterna contenda judicial . O Brasil mudou, o seu povo não aceita mais a subserviência de outrora. 
Espero o seu comentário.

Iderval Reginaldo Tenório
                                       







Nenhum comentário: