sábado, 2 de março de 2013

RIO DE JANEIRO-MERCEDES BATISTA- É BRASIL- CONHEÇAM ESTA CIDADE

A MAIOR  DANÇARINA E CORIOGRAFA NEGRA DO BRASIL,  
MERCEDES BATISTA,  É RIO DE JANEIRO
Mercedes Ignácia da Silva Krieger, Mercedes Batista, nasceu em 1921, no município de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, em uma família humilde que vivia do trabalho de sua mãe, a costureira Maria Ignácia da Silva. Ainda jovem, mudou-se para a cidade do Rio de Janeiro, exercendo diversas atividades profissionais. Trabalhou em uma gráfica, em fábrica de chapéus e como não podia fugir a regra de grande parte das meninas negras de seu tempo, foi empregada doméstica. Trabalhou, também, em bilheteria de cinema; quando podia, assistia aos filmes; neste período acalentava o sonho dos palcos. Mobilizada por realizar seu sonho, começou a dedicar-se a dança.
Cabe salientar que Mercedes Baptista foi iniciada no balé clássico e dança folclórica, pela grande Eros Volúsia (bailarina que abrilhantou o Brasil através de suas coreografias inspiradas na cultura brasileira). Na década de 1940 ingressou na Escola de Danças do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, tendo a oportunidade de estudar com Yuco Lindberg e Vaslav Veltchek, artistas que possuíam projeção internacional. No ano de 1947 é admitida como bailarina profissional no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, tornando-se assim a primeira mulher negra a ingressar como bailarina nesta casa de espetáculos.
Adicionar legenda
                                                                             

CHEGA DE SAUDADE Vista noturna do Rio de Janeiro a partir do Morro do Corcovado. A cidade renasce com investimentos públicos e privados (Foto: Ricardo Zerrenner)

  1. Miniatura3:58
  2. CARTOLA - "O Mundo É Um Moinho" (Cartola) 1976

  3. de luiz alfredo motta fontana2 anos atrás447600 views
  4. Blogbar do Fontana -- Nos balcões dos bares da vida CARTOLA DISCUS MARCUS PEREIRA - 1976 Música - "O Mundo È Um Moinho ...
  5.  
  6. Cartola - Alvorada

    de XandiMusic3 anos atrás270267 views
    Cartola (Disfarça e Chora) 1974, EMI.
  7. Preciso me Encontrar - Cartola

    de Carlos Daniel Reichel4 anos atrás704857 views
    Grande poesia de Candeia interpretada por Cartola. Queria uma versão no Youtube com foco somente na música, na letra e sem ...
  8. Cartola - O Sol Nascerá

    de Tony Guardieiro4 anos atrás480950 views
    Dvd Cartola - Programa Ensaio 1974 Tv Cultura.

Nenhum comentário: