sábado, 2 de março de 2013

SALVADOR-BA Mãe Menininha do Cantois(CANTUÁ)

Maria Escolástica da Conceição Nazaré - Nasceu em 10 de fevereiro de 1894 ,conhecida como Mãe Menininha do Gantois em razão do apelido menininha que recebeu na infância por ser quieta e franzina e sua posição no terreiro que assumiu. Era filha de Oxum.

Foi a quarta Iyálorixá do Terreiro do Gantois, e a mais famosa de todas as Iyálorixá brasileiras, foi sucessora de sua mãe Maria da Glória Nazareth e foi sucedida por sua filha Mãe Cleusa Millet.

Ela vinha de uma longa linhagem de Iyalorixás, as chefes dos terreiros de candomblé. O Gantois foi fundado em 1849, por sua bisavó Maria Júlia da Conceição Nazaré.

Na década de 20, foi escolhida para ser a Iyalorixá do terreiro em virtude da morte de sua tia-avó, Mãe Pulchéria, enquanto se preparava para assumir o cargo, sua mãe Maria da Glória Nazareth ficou por um curto período à frente do Gantois.

Aos 29 anos, casou com o advogado Álvaro MacDowell de Oliveira, descendente de ingleses. Com ele teve duas filhas, Cleusa e Carmem.



MENININHA DO CANTUÁ É SALVADOR
Adicionar legenda
  1. Miniatura4:31
  2. Xangai - Tirana

  3. de Luiz Roberto2 anos atrás21874 views
  4. Eugênio Avelino, popularmente conhecido como Xangai é um cantor, compositor e um dos maiores violeiros do Brasil. Nesse vídeo ...
  5.  
  6. Xangai e Juraildes da Cruz (20).

    de sharkmar20083 anos atrás21275 views
    Eugênio Avelino, popularmente conhecido como Xangai (Itapebi, 20 de março de 1948) é um cantor, compositor e violeiro ...
    1. ABC do Preguiçoso _ Xangai

    2. de alexalvesouza5 anos atrás209617 views
    3. Musica do Xangai, baiano por natureza!

  • Nenhum comentário: