origem de uma barriga saliente tem diversas causas, como herança genéticaalteração hormonalretenção de líquidoexcesso de peso e até má postura. “Uma conjunção inadequada de alimentos também pode levar à distensão abdominalFuja dos que podemformar gases, como feijãofrituraspãesenlatadoscomida gordurosa e com excesso de sal”, ensina Paula Cabral. Conheça os alimentos proibidos...

Pão branco e massas

Feitos com a farinha refinada, fornecem um carboidrato que leva à fermentação e produção de gases, provocando a distensão abdominalProcure consumir pães e massas integrais,ricos em fibras.

Açúcar

sacarose propicia o desequilíbrio da flora intestinal, fazendo que as bactérias benéficas diminuam e as prejudiciais proliferem, podendo levar à distensãoO excesso de açúcartambém se transforma em energia de reserva e aumenta a quantidade de gordura abdominalControle o uso indiscriminado dele e, aos poucos, descubra como os alimentos têm um sabor natural agradável ou faça uso de adoçante à base de aspartame.

Bebida alcoólica


Aumenta a permeabilidade da mucosa do intestino, provocando o desequilíbrio da flora intestinal, o que pode levar ao aumento do volume abdominal.

Refrigerante

A quantidade de gás e açúcar ajuda a estufar a barriga.Prefira sucos de frutas naturais.

Feijão

Alguns carboidratos presentes no grão escapam da digestão e são metabolizados pelas bactérias presentes na parte baixa do trato digestóriopodendo causar gases e flatulência. Mas eliminar totalmente o alimento da dieta não é uma boa opção, devido ao seu grande valor nutricional. Portanto,consuma moderadamente.

Repolho e Couve-flor

Esses vegetais são da família das brássicas, na qual estão presentes compostos sulfuradoscapazes de aumentar a produção de gases.

Laticínios

Para quem tem intolerância à lactoseo consumo pode gerar flatulência e diarreiaEscolha leite de cereais à base de quinoa e arrozleite de sementes como gergelim e girassol; e deoleaginosas à base de amêndoascastanha-do-pará e extrato de soja.

Produtos industrializados

Biscoitorefrigerantemacarrão pronto embutidos contêm substâncias químicas capazes de sobrecarregar o fígado e a vesícula. Isso aumenta as chances de armazenar gordura, principalmente no abdome, pois nesta região temos mais receptores de insulina (que dão o comando para este armazenamento indesejado). Opte por frutas e alimentos naturais,integrais, sem corantes ou conservantes.