quinta-feira, 10 de abril de 2014

Juazeiro do Norte -CEARÁ

Juazeiro do Norte  dados de 2012
é um município brasileiro do estado do Ceará. Devido a figura de Padre Cícero, é considerado um dos maiores centros de religiosidade popular do Ceará.
O município se localiza na região do Cariri, no sul do estado, a 533 km da capital, Fortaleza. Sua área é de 248,558 km², a uma altitude média de 377,3 metros. A população do município em 2012, segundo a estimativa do IBGE, é de 255.648 habitantes, que o torna o terceiro mais populoso do Ceará, a maior do interior cearense e a centésima maior do Brasil. A taxa de urbanização é de 95,3%.
Juazeiro do Norte é cidade polo de uma das regiões mais importantes do Ceará e com influência sobre população estimada em três milhões de habitantes. Uma terra que se movimenta em torno do lema maior do Padre Cícero Romão Batista: Fé e Trabalho. Situado num raio geográfico de enorme privilégio pela sua boa posição de equidistância no Nordeste, Juazeiro se consolidou como centro das atenções. Tanto que o seu aeroporto é o sexto maior em movimentação no interior do Brasil.
Por terra não é difícil chegar aqui em face das duas rodovias federais e seis estaduais ligando a Meca do Cariri aos principais centros do Nordeste. Um terminal rodoviário de intenso fluxo, movimentando seis empresas de transportes interestaduais e uma fácil locomoção na cidade que ostenta até metrô de superfície. A pujança da economia está demonstrada no crescente Produto Interno Bruto (PIB), que hoje é de dois bilhões de reais.
São três shoppings, com um deles em fase de conclusão, inseridos neste polo comercial que é um dos maiores do interior nordestino. Nos últimos seis anos a cidade passou a receber grandes redes de empresas situadas dentre as dez maiores do Brasil em faturamento. Investimentos que atenderam às expectativas destes grupos econômicos, incluindo multinacionais, e alguns até já foram ampliados.
Caminhando nessa mesma direção, a rede hoteleira evoluiu e já conta com mais de três mil leitos em empreendimentos modernos, mantendo cozinha no padrão nacional e internacional. Não é diferente em relação aos cerca de 200 restaurantes com as marcas do requinte, conforto e qualidade. As opções de lazer acompanham o desenvolvimento no contexto integrado do turismo ecológico, religioso e de negócios. Além disso, o Geopark Araripe, primeiro das Américas, que garante sustentação e dá vazão ao turismo científico.
Juazeiro é ainda um celeiro da cultura regional, com muita força nas mais diversas manifestações e se destacando no artesanato: um ofício que brota das mãos dos artistas para ganhar o encantamento das pessoas. Hoje, um dos orgulhos de Juazeiro do Norte é o seu polo de ensino superior com 72 cursos de graduação, acolhendo 22 mil alunos de diversas partes do país. Esse centro acadêmico já conta com 53 cursos de pós-graduação em diferentes áreas, se constituindo num dos mais importantes do Nordeste a partir das altas taxas de inserção no mercado de trabalho de jovens bem preparados.

Dados Gerais

  • População (2010): 249.939 hab.
  • Taxa média geométrica de crescimento da população (2000/2010): 1,6535 % a.a.
  • Área: 248,832 Km².
  • Densidade Demográfica: 1.006,91 hab/Km².
  • Coordenadas geográficas: Latitude 07° 12’ 46” sul e longitude 39° 18’ 54” oeste.
  • Localização: Situa-se na área central da Região Metropolitana do Cariri, no sul do estado do Ceará. Em posição privilegiada, tem uma média de distância de 611 Km para algumas capitais do Nordeste: Fortaleza (528 Km), Teresina (593 Km), João Pessoa (631 Km), Natal (648 Km) e Recife (658 Km).
  • VIDEO-VD012 - ROMARIA AO JUAZEIRO DO NORTE CE 2012.mp4 - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=aVXNbNsdCAs

    13/02/2012 - Vídeo enviado por Wilson Marques Oliveira
    Romaria feita ao Juazeiro do Norte, Ceará. Célebre passeio em memória ao Padre Cícero.
  • Percorrendo Juazeiro do Norte em 2013! - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=Rsyop_096bE

    20/01/2013 - Vídeo enviado por Paulo Leonardo Celestino
    Passeio na Av. Pe. Cícero em Juazeiro do Norte entre o Atacadão e o Hiper Bompreço, no caminho ...
  • Curta o Brasil - Juazeiro do Norte (CE) - TV Senado - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=yChM3l-0KYQ
    03/12/2013 - Vídeo enviado por TV Senado
    Juazeiro do Norte, no Vale do Cariri, sul do Ceará, é um dos centros de religiosidade do Brasil. A cidade ...

  • Nenhum comentário: