quarta-feira, 1 de abril de 2015

ARTIGO DA DRA CREMILDA COSTA SOBRE A MATERNIDADE CLIMÉRIO DE OLIVEIRA

  ARTIGO EM HOMENAGEM A  MATERNIDADE DA BAHIA 

CREMILDA COSTA DE FIGUEIREDO 



Maternidade Climério de Oliveira 100 anos da 1ª maternidade-escola do Brasil 
Cremilda Costa de Figueiredo Conselheira do Cremeb

 Cátedra desde 1816 na então escola Anatômica Cirúrgica e Mé- dica da Bahia, a Obstetrícia teve sua primeira aula de operações e parto ministrada em 13/03/1818 pelo Prof. José Álvares do Amaral.  O ensino dessa especialidade mé- dica careceu, durante muito tempo, de local apropriado à prática dos atos a ela inerentes. 

Diante dessa carência, o ensino da matéria, à época, tinha cunho meramente teórico. Os alunos do então chamado “professor de parto” só podiam contar com uma preparação superficial. Por falta dos recursos necessários, a parte operatória se realizava em poucos cadáveres e com apenas alguns instrumentos de cirurgia.

 Próximo ao fim do século XIX, por iniciativa do Prof. Adriano A. L. Gordilho (Barão de Itapoan), foi criada uma enfermaria de partos no Hospital da Santa Casa de Misericórdia. Esse avanço no ensino da obstetrícia baiana foi significativo, e precedeu o salto que foi dado graças ao empenho e dedica- ção extrema do Prof. Climério de Oliveira, como conto a seguir.

 O Prof. Adriano A. L. Gordilho fez o que foi possível à sua época,e deu valiosa contribuição ao ensino da obstetrícia baiana. Seu sucessor na cátedra foi o Prof. Climério de Oliveira, que assumiu a luta pela criação de um hospital- -escola voltado à prática e ao ensino da obstetrícia. 

Foi ele que, pelo seu empenho, prestígio e inteligência, conseguiu levantar recursos suficientes para a maternidade, a qual, por um critério de evidente e incontestável justiça, recebeu o honroso nome de Maternidade Climério de Oliveira. Com o nome do seu criador, nossa querida maternidade foi inaugurada em 30 de outubro de 1910. Lá se vão, portanto, 100 anos de inestimáveis serviços à medicina baiana e brasileira. 

Foi exatamente por isso, e pela extrema importância da Maternidade Climério de Oliveira no ensino dos novos profissionais de obstetrícia e no atendimento à população feminina do nosso Estado, com reflexos no resto do País, que a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia - Febrasgo escolheu a data de 30 de outubro como o dia em que, em todo o Brasil, se homenageia o médico obstetra. 

Marco de muitas conquistas para a obstetrícia baiana e brasileira, casa de inúmeros mestres da obstetrícia na Bahia e do Brasil, na comemoração dos seus 100 anos, a Maternidade Climério de Oliveira merece a homenagem que o Cremeb lhe presta ao juntar sua voz a todos os obstetras brasileiros. Viva a Maternidade Climério de Oliveira, pelos seus 100 anos de atendimento à população e enriquecedora contribuição à medicina brasileira!


  • Dorival Caymmi - Saudade da Bahia (1957) - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=Z8UA4JnprMU

    6 de dez de 2011 - Vídeo enviado por SenhorDaVoz
    Composição de Dorival Caymmi. Acompanhamento de Leo Peracchi e sua orquestra.
  • DORIVAL CAYMMI " VOCÊ JÁ FOI À BAHIA ? " - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=WG8T-ppqY3g

    11 de mai de 2010 - Vídeo enviado por Noemia Hime
    Delícia de música do inesquecível Dorival Caymmi falando das delícias da sua querida terra, Bahia.
  • Nenhum comentário: