quinta-feira, 16 de julho de 2015

A RESPOSTA DA SESAB AO POVO. POLEMICA SECRETARIO SAÚDE DA BAHIA E O CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA




Adicionar legenda
Cidade 15 de Jul de 2015 • 19:24 Declaração de secretário de Saúde à Metrópole gera polêmica com entidade médica Após declaração do secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas­Boas, em entrevista àRádio Metrópolenesta quarta­feira (15), no Jornal da Bahia no Ar, o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) se pronunciou contra a afirmação. Durante a entrevista, o secretário disse que “ninguém morre de Guillain­Barré” e que “para uma pessoa morrer de Guillain­Barré é necessário ter negligência médica”.

O Cremeb apresentou repúdio e apontou, através de nota, que 30% dos pacientes portadores da síndrome são acometidos de insuficiência respiratória pelo comprometimento da musculatura toráxica, “pois necessitam de ventilação mecânica à qual têm difícil acesso por negligência – esta sim – de gestores da saúde em todos os níveis do país”. Ainda de acordo com o Cremeb, pacientes com a Síndrome de GuillainBarré apresentam taxas de mortalidade de 5% a 7% devido à insuficiência respiratória e também à pneumonia por aspiração, arritmias cardíacas, embolia pulmonar e sepse hospitalar. 

A nota também enfatizou que “é cediço que a assistência à saúde pública no Brasil é precária por falta da estrutura necessária, não podendo uma autoridade atribuir o insucesso no tratamento de pacientes apenas a possível negligência médica”. Em resposta ao Cremeb, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) esclareceu que, durante a entrevista do secretário Fábio Vilas­Boas, a síndrome de Guillain­Barré foi abordada sem o contexto adequado. Segundo a Sesab, ao falar que "ninguém morre de Guillain­Barré", o secretário referia­se ao fato de que a síndrome, quando tratada adequadamente e de forma precoce, principalmente nos casos após as viroses atuais – dengue, chikungunya e zika –, não deveria levar a morte. 

A nota da secretaria dizia, ainda, que “nesta circunstância, a maioria dos pacientes se recuperam plenamente sem que haja sequelas”, porém, destacou que na fase aguda, a síndrome realmente pode causar paralisia muscular, comprometendo o aparelho respiratório, “com necessidade, inclusive, de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e, em alguns casos, podendo levar a morte, caso seja negligenciado a gravidade no atendimento inicial”

  • Ary Barroso - Na Baixa Do Sapateiro - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=plw-7NXOhKU
    12 de abr de 2013 - Vídeo enviado por Honch777
    Any additional info on what recording this is, or where to find it? Youtube links to the wrong performance on ...
  • Na Baixa do Sapateiro - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=GtbHc_mLWhA
    1 de fev de 2010 - Vídeo enviado por Júlia Fink
    Na Baixa do Sapateiro - Música de Ary Barroso na interpretação de Dorival Caymmi. Do fantástico álbum .
  • Nenhum comentário: