quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

SEU DOTÔ ME CONHECE?- Patativa do Assaré

SEU DOTÔ ME CONHECE?- 

PATATIVA DO ASSARÉ

















SEU DOTÔ ME CONHECE



Vejam como o mestre coloca vida numa unidade Federativa do país, o meu querido e sofrido Ceará.  Sintam como ele humaniza a situação ,  como se fosse um cidadão comum mergulha numa problemática social  e fala por uma nação, isso foi em 1932 . 

Viva o Antonio Gonçalves o nosso Patativa do Assaré,  lá do meu  aguerrido e guerreiro estado do ceará.
                                 Iderval Reginaldo Tenório

Patativa de Assaré.

 1932

SEU DOTÔ ME CONHECE?


Seu dotô, só me parece
Que o sinhô não me conhece
Nunca sôbe quem sou eu
Nunca viu minha paioça,
Minha muié, minha roça,
E os fio que Deus me deu.

Se não sabe, escute agora,
Que eu vô contá minha história,
Tenha a bondade de ouvi:
Eu sou da crasse matuta,
Da crasse que não desfruta
Das riqueza do Brasil.

Sou aquele que conhece
As privação que padece
O mais pobre camponês;
Tenho passado na vida
De cinco mês em seguida
Sem comê carne uma vez.

Sou o que durante a semana,
Cumprindo a sina tirana,
Na grande labutação
Pra sustentá a famia
Só tem direito a dois dia
O resto é pra o patrão.

Sou o que no tempo da guerra
Contra o gosto se desterra
Pra nunca mais vortá
E vai morrê no estrangêro
Como pobre brasilêro
Longe do torrão natá.

Sou o sertanejo que cansa
De votá, com esperança
Do Brasil ficá mió;
Mas o Brasil continua
Na cantiga da perua
Que é: pió, pió, pió...

Sou o mendigo sem sossego
Que por não achá emprego
Se vê forçado a seguí
Sem direção e sem norte,
Envergonhado da sorte,
De porta em porta a pedí.

Sou aquele desgraçado,
Que nos ano atravessado
Vai batê no Maranhão,
Sujeito a todo o matrato,
Bicho de pé, carrapato,
E os ataques de sezão.

Senhô dotô , não se enfade
Vá guardando essa verdade
Na memória, pode crê
Que sou aquele operário
Que ganha um pobre salário
Que não dá nem pra comê

Sou ele todo, em carne e osso,
Muitas vez, não tenho armoço
Nem também o que jantá;
Eu sou aquele rocêro,
Sem camisa e sem dinhêro,
Cantado por Juvená.

Sim, por Juvená Galeno,
O poeta, aquele geno,
O maió dos trovadô,
Aquele coração nobre
Que a minha vida de pobre
Muito sentido cantou.

Há mais de cem ano eu vivo
Nesta vida de cativo
E a potreção não chegou;
Sofro munto e corro estreito,
Inda tou do mermo jeito
Que Juvená me deixou.

Sofrendo a mesma sentença
Tou quase perdendo a crença,
E pra ninguém se enganá
Vou deixá o meu nome aqui:
Eu sou fio do Brasil,
E o meu nome é Ceará.

Fagner - Tributo a Luís Gonzaga realizado em Fortaleza 1994Fagner - Tributo a Luís Gonzaga realizado em Fortaleza 1994por dalabeu44EM DESTAQUE4034




Miniatura

12- A TRISTE PARTIDA - Luiz Gonzaga - 50 anos de chão - disco 4

de Forrobodologia - Forró do bom é aqui1 ano atrás 77128 views
Luiz Gonzaga - 50 anos de chão - disco 4 ------

Nenhum comentário: