terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Candiru- UM PEIXE PERIGOSO CUIDADO. Conhecendo o mundo animal.

Conhecendo o mundo animal.
Resultado de imagem para candiru açu
Adicionar legenda
Resultado de imagem para candiru açu
Adicionar legenda
Resultado de imagem para CANDIRU

Candiru

O candiru, também conhecido como peixe vampiro ou canero, trata-se de um peixe de água doce, espécie Vandellia cirrhosa, pertencente à família Trichomycteridae.

Este diminuto peixe (que pode alcançar até 18 cm de comprimento), de cor azulada, olhos pequenos e aspecto luminoso, é encontrado na águas do Rio Amazonas, Rio Madeira e seus afluentes tendo, entre os nativos da região, a fama de ser um dos peixes mais temidos daquelas águas.

O candiru é um parasita que penetra nas guelras de outros peixes, alojando-se nesse local, alimentando-se do sangue dos hospedeiros, recebendo, por este motivo, o nome de peixe vampiro.

Esta parasita apresenta uma particularidade: são atraídos pelo odor da urina, podendo então penetrar na uretra, no ânus e na vagina de indivíduos que estão se banhando nas águas dos rios. Após penetrar em algum desses canais, se instalam e ficam impossibilitados de sair da mesma forma que entraram, uma vez que este peixe abre a parte posterior do corpo, com as suas nadadeiras apresentando formato de guarda-chuva.

Segundo especialistas, estes parasitas alimentam-se do sangue o do tecido do hospedeiro, podendo ser removido somente por cirurgia. Todavia, pessoas que vivem nas regiões em que o candiru é encontrado dizem existir outro método para se livrar deste peixe: relaxando até que o próprio animal encontre uma forma natural de sair.

Alguns índios utilizam um preparado de duas plantas para remover o candiru. Esta mistura é inserida na área afetada e possui a capacidade de matar e dissolver o parasita em questão. Contudo, a infecção pode resultar em choque e, consequentemente, morte das vítimas antes que o parasita possa ser removido.

Os turistas são aconselhados a usarem uma espécie de camisinha para mergulharem nas águas habitadas pelo candiru. Além disso, também se deve evitar urinar nos rios.
Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Candiru
http://canalazultv.ig.com.br/redeambiente/novidade.asp?id_CON=205
http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=2711


Peixes de água doce do Brasil - Candiru (Vandellia cirrhosa)

Peixe de água doce Candiru.
O peixe Candiru perfura as escamas dos peixes ou se aloja em suas guelras, extraindo o sangue ao se fixar no local.
Nomes populares

O peixe de água doce chamado Candiru é conhecido popularmente como Canero e Peixe-Vampiro.

Nome científico

Vandellia cirrhosa.

Distribuição geográfica

Sua espécie é distribuída nas Bacias Amazônica, Prata, São Francisco e na do Leste.

Habitat

O Candiru é um peixe que habita tocas em fundos arenosos ou lamacentos.

Alimentação

É um peixe hematófago (alimenta-se de sangue), penetrando por orifícios da vítima e mordendo, com seus dentes afiados, uma de suas artérias.

Reprodução

Ainda não se sabe muito sobre a reprodução do peixe Candiru.

Características     

O peixe Candiru possui o corpo muito liso. Possui coloração azulada, aspecto luminoso e olhos pequenos. Seus ossos são afiados, com uma série de espinhos em torno da cabeça. Esse peixe é um parasita. Perfura as escamas dos peixes ou se aloja em suas guelras, extraindo o sangue ao se fixar no local. Tem forma de enguia e é quase invisível na água. Pode alcançar comprimentos de 2,5 a 18 cm, com corpo muito delgado, com 6 mm de largura.

Tome cuidado!

O Candiru é muito temido pelos nativos da região amazônica, pois é atraído pelo fluxo da urina (no caso do banhista nu), penetrando na uretra, no ânus ou na vagina. Quando ele se fixa para sugar o sangue da vítima, abre a parte posterior do corpo, o que dificulta a sua saída. Além disso, suas nadadeiras possuem o formato de um guarda-chuva. Por isso, o Candiru só pode ser retirado por meio de cirurgia. No entanto, os nativos possuem uma cura tradicional, por meio do uso de duas plantas, a Xagua (Genipa americana) e um tipo maçã, cujo extrato é inserido na área afetada. Este tem a função de dissolver o peixe. Mas frequentemente, a infecção causa choque e morte das vítimas antes que o peixe possa ser removido.

Medidas preventivas:

-Evite nadar sem trajes de banho que cubram os órgãos genitais;
-Não nade em locais desconhecidos sem antes falar com pessoas que conheçam a região;
-Evite entrar na água com cortes e arranhões recentes que possam sangrar;
-Jamais urine na água, já que a ureia pode atrair o Candiru e outros predadores;
-Caso seja atacado por um Candiru, não puxe em sentido contrário, porque os seus dentes podem rasgar a uretra. Procure um médico imediatamente!

Conhecendo o mundo animal.

Nenhum comentário: