segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Volta Seca-Antônio Alves de Souza- UM CANGACEIRO COMPOSITOR NO BANDO DE LAMPIÃO-

Resultado de imagem para volta seca
Imagem relacionada

 

CANGAÇO É CULTURA 

VOLTA SECA E A MÚSICA 

O Nordestino macho não nasceu para possuir chefe e nem para obedecer leis vindo de fora, o nordestino macho   de 1800 a 1940 era ele a propria lei, está aí o sucesso do cangaço nesta região sem lei e fora do circuito dos governos da época, até o dia em que chegou  o Getúlio Vargas, que se popularizou o caminhão, que se abriram  estradas, que eliminar um cangaceiro era uma promessa de riqueza , quando    a  imprensa passou a cobrir com mais ênfase todo o movimento do cangaço e quando governo implantou a metralhadora, conhecida como a cuspeira de fogo ou a matadeira, no acervo da polícia militar .

A famosa Metralhadora Bergman 24, 32, possivelmente a winchester 44.40 alemã .

 Foi esta a arma  utilizada no dia 28 de julho de 1938 na gruta de  Angico para  matar Lampião , Maria Bonita e o seu bando.


Merece muita atenção também o momento em que   a mulher entrou nos bandos, este episódio da entrada feminina no cangaço trouxe à tona na mente do cangaceiro que a vida não  é só roubar e matar, existia o amor, os filhos, enfim, o cangaceiro poderia constituir uma familia e muitos constiruíram quando o chefe maior, O LAMPIÃO, aceitou MARIA BONITA,  muitos foram os recuos depois deste episódio, daí a lendária frase até hoje utilizada em todo o nordeste; 

" CHEFE NESTA EU NÃO VOU, POIS TENHO MULHER E  FILHOS PARA CUIDAR". 

Exceção para a Dadá, a Maria Sergia,  a companheira do diabo louro , o CORISCO. A princesa Dadá, a maior conselheira de Maria Bonita,    entrou no bando com treze anos após ser raptada pelo segundo homem do cangaço da época , o Corisco. 

Quando o diabo louro ficou  impossibilitado de atirar no entrave com a volante em Jeremoabo,  em 1940,  quem assumiu as armas foi  a esposa.  A Dadá manobrava o fuzil Papo Amarelo como poucos.

 

Do século XIX até os meados do século  XX  existiam poucas possibilidades do jovem pobre sobreviver , escapar ou ascender socialmente, a primeira era se aprochegar aos calcanhares dos coronéis e ser um dos seus capangas ou um bajulador , um cabra,  a segunda era ser pescado pelos bandos de cangaceiros, sendo o maior e mais famoso O BANDO DO CAPITÃO  VIRGULINO  LAMPIÃO, encarando o cangaço como meio de vida e  a terceira era  ingressar nas volantes arriscando a vida em busca dos bandos do cangaço, esta era uma profissão arriscada , porém bastante vantajosa, pois no Governo de Getúlio Vargas , foi instituido como prêmio ao matador de um cangaceiro,  toda a sua riqueza em dinheiro e jóias, uma vez que todos os cangaceiros carregavam nas suas capangas de couro e bornás os frutos dos roubos e assaltos, muitos possuiam pra mais de cinco quilogramas de jóias e muito dinheiro, tanto é que muitos soldados enviavam para os seus pais verdadeiras fortunas quando abatiam um fora da lei, como eram chamados os cangaceiros.

 

Geralmente estes jovens entravam no cangaço na adolescência , uns para limpar e carregar as armas, outros para cuidarem dos animais , da comida e para levarem recados por serem rápidos e passarem como desconhecidos, foi o caso do Antônio Alves de Souza conhecido como ( Volta Seca), este entrou no com 11 anos incompletos no ano de 1927 para cuidar dos cavalos, logo foi promovido a bandoleiro pelo Capitão Virgulino devido a sua destreza com as armas, o menino era um verdadeiro capeta forjado para o cangaço..

O Volta Seca era semi analfabeto , porem possuia a verve poética e de cantor, muitas foram as suas musicas, vejam algumas da sua lavra e por ele mesmo cantadas .

Iderval Reginaldo Tenório








Acorda Maria Bonita
levanta vai fazer o café
que o dia já vem raiando
E a Policia já tá em pé


Se eu soubesse que chorando
Empato a tua viagem
Meus olhos eram dois rios
Que não lhe davam passagem

Cabelos pretos anelados
Olhos castanhos, delicados
Quem não ama a cor morena
Morre cego e não vê nada.

 

 

Mulher Rendeira
Volta seca

Ole mulher rendeira
Ole mulher rendá

A pequena vai no bolso, a maior vai no embornal
Se chora por mim não fica, só se eu não puder levar
O fuzil de lampião, tem cinco laços de fita
O lugar que ele habita, não falta moça bonita

Ole mulher rendeira
Ole mulher rendá

A pequena vai no bolso, a maior vai no embornal
Se chora por mim não fica, só se eu não puder levar

Ole mulher rendeira
Ole mulher rendá

A pequena vai no bolso, a maior vai no embornal
Se chora por mim não fica, só se eu não puder levar
O fuzil de lampião, tem cinco laços de fita
O lugar que ele habita, não falta moça bonita

Ole mulher rendeira
Ole mulher rendá

A pequena vai no bolso, a maior vai no embornal
Se chora por mim não fica, só se eu não puder levar

 

Volta Seca


Antônio Alves de Souza (Saco Torto, Itabaiana, 1918 – Leopoldina, 1997), conhecido como Volta Seca, foi um cangaceiro sergipano do bando de Lampião. Era o mais jovem dos cangaceiros do bando, tendo-se juntado a ele ainda aos onze anos de idade, para fugir dos maus tratos de sua madrasta. Foi capturado em 1932 e levado para a Casa de Detenção da Bahia, onde cumpriu 20 anos de prisão.
Gravou, em 1957, o LP de 10 polegadas "As cantigas de Lampeão", com direção do maestro Guio de Morais e narração do locutor da Rádio Nacional, Paulo Roberto. Lançado pela gravadora Todamérica, o disco continha as músicas do Cangaço, entre elas "Mulher Rendeira" e "Acorda Maria Bonita".

 

VOLTA SECA, O MAIS JOVEM E O MAIS TEMIDO CANGACEIRO





Adicionar legenda

Antonio dos Santos, vulgo Volta Seca, sergipano de Itabaiana, ingressou no bando de Lampeão quase menino para escapar às surras diárias que sua madrasta lhe aplicava. Pode se dizer que pulou da frigideira e caiu no braseiro porque começou a ser surrado por Lampeão e pelos demais por causa de suas peraltices, próprias da idade. Suas funções se limitavam a dar banho nos cavalos, lavar louça e roupa suja e também espionar nas cidades se havia muitos policiais em ronda. Tanto apanhou que acabou se tornando um dos cangaceiros mais violentos de todo o bando. Astuto, corajoso e agressivo, em contraste com uma grande sensibilidade artística. 

 Apesar de semi alfabetizado, escrevia com grande facilidade versos e também compunha músicas que o bando inteiro conhecia e entoava com entusiasmo quando estava acampado em alguma fazenda sob proteção do próprio dono. 

Ouçam, clicando abaixo, Volta Seca cantando dele próprio uma das músicas que os cangace iros mais gostavam, chamada Acorda Maria Bonita:


Volta Seca foi preso 3 vezes, tendo fugido nas duas primeiras. Foi sentenciado a 145 anos, mais tarde a pena foi reduzida para 30 e finalmente para 20, não a tendo cumprido integralmente porque o presidente Getúlio Vargas lhe concedeu o perdão, em 1954.


ESCUTEM NA VOZ DO VOLTA SECA AS SUAS MUSICAS.

Volta Seca - Acorda Maria Bonita (Cantigas de Lampião) - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=CFmTzwBYHv8
19 de mai de 2009 - Vídeo enviado por peao2007
Antonio dos Santos, mais jovem cangaceiro de Lampião, conhecido como Volta Seca, canta Acorda ..

Volta Seca - Mulher Rendeira (versão original) - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=xdqNx44aAAU
16 de dez de 2016 - Vídeo enviado por lampiao Arretado
Antonio dos Santos, mais jovem cangaceiro de Lampião, conhecido como Volta Seca, ... Mulher ...

Volta Seca - Sabino e Lampião - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=PjuLAI_tZrY
9 de dez de 2010 - Vídeo enviado por Alfredo Pessoa
A música do CANGAÇO Este álbum é fruto de um projeto de Aluízio ... 03 - Se Eu Soubesse (Volta Seca ...

Volta Seca – Cantigas de Lampeão - Forró em Vinil

www.forroemvinil.com/volta-seca-cantigas-de-lampeao/
20 de jun de 2009 - Volta Seca foi cangaceiro do bando de 'Lampeão' e gravou, em 1957, o LP, com ... Acorda Maria Bonita (Volta Seca) ... Se eu soubesse (Volta Seca) #06. Sabino e Lampeão (Volta Seca) #07. Escuta donzela (Volta Seca) ... encontrei com “a laranjeira”…quero muito um vídeo com a música a laranjeira

Nenhum comentário: