segunda-feira, 6 de novembro de 2017

ENEM .A DISPARIDADE DO ENEM E DO BRASIL. OS NÍVEIS SOCIAIS DOS JOVENS SÃO DIFERENTES. O SISTEMA DE EDUCAÇÃO NO BRASIL TAMBÉM

                                                                                    
Resultado de imagem para ESCOLA PÚBLICA
Resultado de imagem para ESCOLA PARTICULAR
                                                      
Resultado de imagem para UNIVERSIDADE PUBLICA


    A DISPARIDADE DO ENEM E DO BRASIL.
                    AS CLASSES SOCIAIS    DOS JOVENS SÃO DIFERENTES.
                 O SISTEMA DE  EDUCAÇÃO NO BRASIL  TAMBÉM

SÓ OS OBSTINADOS, OS ALTAMENTE PRIVILEAGIADOS EM RACIOCINIO E CIDADANIA CONSEGUEM FURAR ESTA BOLHA.  EU SEI QUE EXISTEM MUITOS CRODINEYS , EU CONHEÇO ALGUNS, APENAS ACHO QUE O POBRE MERECERIA MAIS RESPEITO.

É INJSUTO O FILHO DO RICO HERDAR TODA A RIQUEZA DOS PAIS, TODOS OS PRIVILÉGIOS SOCIAIS E NA CIÊNCIA POLÍTICA UM ESPAÇO RESERVADO,    PORÉM, MAIS INJUSTO É O POBRE NÃO TER A CHANCE DE SAIR DA POBREZA  E NELA SE PERPETUAR .
Iderval RegnaldoTenório

                                                   
    A DISPARIDADE SOCIAL,
         OS ESTUDANTES E O ENEM, 70% SÃO CRODINEYS E 30% ROSIVELTINOS.

Crodiney mora num bairro periférico, trabalha como empacotador de um supermercado e os pais  são assalariados, a mãe é domestica e o pai serviços gerais.

Crodiney  estuda no Colégio Estadual  Clemente Cipó, as aulas só começaram 60 dias depois de iniciado o ano letivo, mesmo assim das 08 disciplinas 03 não têm professores, foi assim os três últimos anos do Crodiney.

A casa do menino  fica no meio de uma pirambeira, dois anos atrás um barranco quase derruba a casa do Crodiney, a alimentação do jovem é à base de macarrão e refresco, poucas são as proteínas, Crodiney é um jovem que pensa no futuro.

Rosiveltino mora no centro da capital,  Bairro Ouro do Sucesso, no cobertura da Mansão Ponte do Diamante , não trabalha, vive de casa para a escola, para o clube e o curso de inglês, os pais são formados, o pai é Engenheiro Eletricista tal qual o avô do Rosiveltino e a mãe uma  Médica especialista em oncologia.

Rosiveltino estuda no Colégio Panaeuropa do Futuro, as aulas foram pré anunciadas com um curso preparatório para os novos alunos 15 dias atrás,  das 08 disciplinas previstas, 06 são ensinadas por professores PhD e mestres ,  a rotina do aluno nos últimos três anos foi estudar em boas escolas, o Rosiveltino é um bom aluno e sonha em seguir o caminho dos pais, estuda inglês numa boa escola extra curricular..

O país que eles moram não prioriza o ensino básico e nem fundamental , os ricos estudam em boas escolas , os pobres ocupam as vagas nas escolas publicas ou privadas de péssima qualidade, é o aluno pelo aluno , nada é feito para melhorar o ensino até os 18 anos, fica por conta das famílias, cada uma trilha o seu caminho.

O país possui a sua Universidade Federal , algumas Escolas Superiores Particulares de boa        qualidade e um balaio de escolas pagas de péssima qualidade. Para ingressar nas Escolas Federais  gratuitas em vez do vestibular Escola por Escola, Região por Região o governo criou o ENEM , um sistema no qual,  com a mesma prova o aluno escolhe a escola que quiser cursar , vai depender de sua nota, o aluno pode escolher em qualquer lugar do  país onde estudar.
Pergunto aos senhores.

Quem passarão nas provas? OS MILHÕES DE CRODINEYS OU OS MILHARES DE ROSIVELTINOS ?

É DEMOCRÁTICO O ENEM? É EXCLUDENTE? OU É UM CRIME CONTRA  A BAIXA RENDA?
Iderval Reginaldo Tenório


Educação e Saúde pago por todos e para todos
É o que reza a Constituição



                                Uma pincelada sobre o ENEM
É INJSUTO O FILHO DO RICO HERDAR TODA A RIQUEZA DOS PAIS, PORÉM, MAIS INJUSTO É O POBRE NÃO TER A CHANCE DE SAIR DA POBREZA  E NELA SE PERPETUAR . 

Iderval RegnaldoTenório


                                    O EXCLUDENTE ENEM

O  ENEM avalia o nível de conhecimento  global de cada participante e de tabela o nível de escolaridade de cada região,de cada Estado , de cada município E DE CADA ESCOLA,  o injusto do ENEM é que o resultado é levado na mesma tabuada e os classificados escolhem em qual escola  quer estudar independente do local que tenham feito a prova, o ENEM é Universal, vale para todo o Brasil, as melhores notas escolhem as vagas dos principais cursos , nas melhores escolas inclusa no processo  tirando qualquer chance do pobre acender na escala cultural , uma vez que são oriundos de escolas de baixa qualidade, muitas vezes desconhecem até o conteúdo das questões.
O ENEM não considera a origem do aluno e nem o nível da Escola que o mesmo foi egresso,  pergunto aos meus diletos amigos :
1)    pode um aluno de uma escola de periferia, sem as mínimas condições disputar uma vaga com um aluno egresso de uma excelente Escola?
2)    Tem condições de concorrer a uma vaga e passar no ENEM,  um aluno que cursou do nascedouro ao dia da prova uma escola de péssima qualidade, sem professores, sem rumo e sem prumo?
3)    Tem condições de concorrer a uma vaga na Universidade um aluno carente,  que mora num bairro periférico , um aluno que precisa sair de sua casa ainda de madrugada para realizar a prova do ENEM no outro lado da cidade?
4)    Um aluno carente tem condições de concorrer a uma vaga na Universidade Pública de boa qualidade , num curso de ponta com um aluno de classe média alta?
5)    Um aluno que dormiu mal, que acorda de madrugada, que tem dificuldades de um bom desjejum, muitas vezes sem o apoio dos pais ou até mesmo sem um dos pais e que toma uma condução de péssima qualidade,  pode concorrer com um aluno que dorme bem, acorda bem e com uma farta mesa posta, os pais na cabeceira , depois o leva até o local da prova,  oferece um chocolate e água mineral para ser saboreado durante a prova ?
6)    O amigo acha que depois desta explanação pode o ENEM ser chamado de democrático e propiciar igualdade para todos?
7)    Será que uma péssima escola publica , ou uma fábrica particular tem o mesmo ensinamento de uma boa escola Publica ou Particular? Será que os alunos destas últimas não levam vantagem sobre os outros?
8)    Seja sincero, será que as Escolas dos Estados mais ricos não vão ocupar a maior parte das vagas do ENEM e  para os Estados pobres apenas as sobras?
9)    O amigo não acha que , com o passar do tempo o pobre continuará  sem escola e os ricos abarcarão todas as vagas do ENEM?
10)                      Está na hora de informar aos menos abonados que,  o Brasil precisa acordar e logo .

11)                      Confesso que fico perplexo com as nossas autoridades que implantaram este sistema , que  a cada dia aprimoram ainda mais as dificuldades e estreitam os gargalos para os alunos de regiões pobres, de escolas ruins e de famílias desestruturadas.

12)                      O amigo acredita,  que um estudante que acorda as 5 horas da manhã, que vai para a escola sem condições, depois vai direto para o trabalho ou estágio escolar para ganhar uma pequena bolsa de 300 a 500 reais , que gasta  o seu precioso tempo dentro de uma condução pra cima e para baixo , que tem que dormir mais cedo e  outra vez acorda de madrugada para reiniciar toda esta via-crúcis,  pode concorrer com  um aluno que mora numa bela casa própria, tem um papo cultural com os pais, dorme cedo e bem, acorda sem atraso, vai para a escola, no fim das aulas volta bem sentado para casa, toma um belo banho, come uma bela refeição, tira uma madorna, depois acorda bem humorado, estuda a tarde toda, depois assiste um programa musical televisivo , por vídeo ou no rádio,  saboreia um belo jantar, conversa um pouco com os amigos, vai dormir num fofo colchão num quarto climatizado e vive sempre sedento pelo saber, pode um aluno que lhe falta tudo concorrer com este , que brinca ,  que come, que vive bem  e que  foi feito para os estudos e que segue etapa por etapa da vida , no tempo certo? Não seria uma afronta para os menos favorecidos.


                        Mesmo assim,   com todas estas cancelas, com estes rios cheios de piranhas , jacarés ,  crocodilos e hipopótamos , estas florestas repletas de tigres, leões, búfalos e hienas ,  mesmo assim , com todas estas dificuldades e gargalos, com todos estes pontos negativos existem os abnegados, os esforçados  e  corajosos jovens que enfrentam estes atos pertinentes aos predadores e vencem, vencem por pura vontade própria, vencem por merecimentos. Muitos destes alunos já deixaram de estudar e entraram no mercado de trabalho em subempregos,  tudo pelo incentivo massivo da mídia pelo consumo doentio implantado no país, não deixa de ser um assassinato lento e progressivo, o importante é pão e circo.


Uma das medidas seria um ensino fundamental com isonomia para todos , ensino igual para classes desiguais, seria mais justo, isso aguçaria a mente dos jovens em todo o território nacional, a grade escolar seria a mesma e totalmente cumprida, de norte a sul , de leste a oeste, tudo sob a tutela do Governo Federal, conduzido pelos municípios e a vigilância da sociedade, uma escola no interior do Ceará  ensinaria o mesmo que se ensina na capital de  São Paulo, o nivelamento seria por cima.


Espero ter contribuído com algumas verdades sobre o ENEM, não compreendo o seu modus operandi , acho que não é democrático, acho que é seletivo e excludente, termino com um ditado meu de 1978 quando cursava Medicina na UFBA .   


É INJSUTO O FILHO DO RICO HERDAR TODA A RIQUEZA DOS PAIS, PORÉM, MAIS INJUSTO É O POBRE NÃO TER A CHANCE DE SAIR DA POBREZA  E NELA SE PERPETUAR .
Iderval Reginaldo Tenório
     

O pequeno burguês [Martinho da Vila] - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=L8K9YShmuHo
12 de nov de 2013 - Vídeo enviado por Daniel Lunardelli
Felicidade, passei no vestibular Mas a faculdade é particular Particular, ela é particular Particular, ela é ...

Martinho da vila O pequeno burguês - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=KH3coSre1GI
3 de abr de 2013 - Vídeo enviado por Marcelo Sampaio
O Pequeno Burguês http://g1marcelosampaio.blogspot.com.br/ http://marceloaparecidosampaio ...

Martinho da Vila - O Pequeno Burguês - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=eGvX4owv6gU
17 de jun de 2011 - Vídeo enviado por jefferson souza alves
Felicidade! Passei no vestibular Mas a faculdade É particular Particular! Ela é particular Particular! Ela é ...

MARTINHO DA VILA O PEQUENO BURGUES - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=Y9zEfDU6zoQ
8 de fev de 2008 - Vídeo enviado por ANDRÉ luiz
MARTINHO DA VILA O PEQUENO BURGUES. ANDRÉ luiz ... Martinho conto em entrevista na tv,que .

Nenhum comentário: