domingo, 3 de dezembro de 2017

O LIVRO, ESTE ABNEGADO SENHOR


                                                                
Resultado de imagem para O LIVRO
Adicionar legenda
Resultado de imagem para O CÉREBRO


O LIVRO E O HOMEM

Desde que me entendo por gente escuto falar  que livro é um produto caro, sendo  inclusive  o  álibi para o grande desinteresse pelo hábito da leitura , nunca aceitei esta pífia conclusão, complemento que,como  produto é muito caro, como o livro não é um mero produto o seu valor é imensurável.

Pergunto aos que utilizam esta insustentável explicação, qual é a  média de preço de um abnegado livro  , do produto,  uma vez que o valor do seu conteúdo é incalculável.  
 

Antes que me respondam, emendo  outras perguntas  e já com óbvias respostas: 


 Pergunto quanto custa uma pizza para duas pessoas, quanto se paga por uma corrida de táxi de sua casa para o trabalho, para a escola ou para o aeroporto ,  qual o preço de um almoço  num médio restaurante a quilo , qual o valor de um  ingresso para o show de um artista mediano,   porque  de uma  grande estrela, não precisa nem perguntar. 


 Qual o valor de um corte de cabelo em qualquer  salão de beleza, sem falar nos outros produtos  deste estabelecimento e,  se for de uma   grife é de se assombar, o valor acompanhará  a fama da grife , da celebridade  que atua nos seus comerciais  , das vitrines e do imaginário do consumidor   . 

Deixo sempre o interlocutor confuso   com tantas perguntas e  respostas, explano que , o valor do mais barato dos produtos  consumidos  no dia a dia   equivale ao valor de um livro . Faço ainda a seguinte observação, quando o livro é impresso em papel  menos nobre  e em brochuras mais simples  fica quase  de graça, custa menos do que uma  refeição simples .

Fico indignado,  inclusive com alguns letrados e muitos escritores, que  contaminados pelo desânimo , pela falta de apoio , pelo descaso  dos gestores  da cultura,  passam a acreditar que o livro é um produto e é  caro.

Utilizo o seguinte argumento para o convencimento do baixo valor de um compêndio literário escrito, informo que se um livro fosse comprado para fazer fogo, enrolar sabão ou pregos numa feira livre seria um produto caro, pois existe papel mais barato, agora , o livro possuidor de uma identidade, de um responsável, de um pai e de um criador é um elemento que tem vida ,  alma,  personalidade , caráter e ética, então,  quando se adquire uma obra literária jamais esta obra tem um valor pecuniário, o preço na prateleira  é simbólico , uma vez que, naquela  celulose  existe muitos anos de pesquisas ,  de estudos ,  a participação de diversas cabeças, muitas mãos, noites em claro , quilômetros de andanças , incalculáveis doses   de emoção e muitas vidas.

Termino falando que do ponto de vista literário, o livro não é um  mero produto,  é a alma do autor, é a sua vida, é um filho,  é um ser vivo  e que nunca morrerá, viverá em eterna hibernação ,  despertará todas as vezes que for aberto para leitura, nascerá com cada leitor,  fará parte da sua vida  , será incorporado e com ela se confundirá.

 O livro é uma das mais importantes partes deste ilimitado universo,  não é um simples produto, é vida, é pretérico, presente e futuro . 

O valor pago por cada volume é  simbólico , comemorativo e o passaporte para o nascimento de mais uma obra,  é o incentivo aos magos e abnegados escritores. 

Ao visitar um grande Centro Comercial nota-se , vivenvia-se , presencia-se  que o valor de uma xícara de  café, de uma água mineral e de  duas bolas de sorvetes  equivale ao valor simbólico de um livro. 


As palavras , principalmente quando escritas,  são alimentos mor do intelecto humano, são  combustíveis para o cérebro como  é o pão o   energético do corpo, alimentar o cérebro é propiciar a eternidade para  todas as civilizações. 

                               Iderval Reginaldo Tenório


À Reflexão: 
O livro  é como a vida, não tem preço, o livro é como o sol não escolhe os seus beneficiados , ele é um ser  universal. 

O livro como a água é  o diluidor universal , é um ser indispensável, é o melhor presente que um jovem deveria  receber.

Vá  de ônibus, dispense o táxi e lá adquira um livro .
 Boa leitura.

Iderval Reginaldo Tenório
 O Blog é Cultural

Belchior - Saia do Meu Caminho - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=gGV1yyDMGSM
2 de nov de 2012 - Vídeo enviado por Granuhha
Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes nasceu em Sobral, CE, em 26 de Outubro de ...

BELCHIOR - TUDO OUTRA VEZ - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=EmdyZWrdcXs
25 de ago de 2009 - Vídeo enviado por fernando1cunha
Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes (Sobral, 26 de outubro de 1946) é um cantor e ...

EDNARDO - PAVÃO MISTERIOSO - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=p5rsMmgivAQ
15 de mai de 2009 - Vídeo enviado por Rocir Santiago
De autoria não bem conhecida, Pavão misterioso é com uma destas sagas de amor similares a Romeu e ...

Ednardo - Pavão Misterioso - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=H_th1BoXcQU
26 de set de 2013 - Vídeo enviado por Vinicius Farina
Pavão misterioso Pássaro formoso Tudo é mistério Nesse teu voar Ai se eu corresse assim Tantos céus ...

Pavão Misterioso - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=zF23M7M1XWw
28 de jun de 2013 - Vídeo enviado por cemaremansa
http://www.cemaremansa.com/ Imagens com vários tipos de pavão com a música de Ednardo ,tema da ...

3 comentários:

Carlos Marques disse...

Perfeito, maravilha de texto meu jovem!

iderval.blogspot.com disse...

São este abnegados que perpetuam o saber. Iderval

iderval.blogspot.com disse...

SÃO ESTES ABNEGADOS QUE PERPETUAM O SABER.